
Umas das pinturas mais importantes da Rússia foi gravemente danificada após ser atacada com um bastão de ferro na galeria State Tretyakov em Moscow.
Segundo noticiou o “The art newspaper”, o dano na pintura “Ivan o terrível e seu filho Ivan” (1885), do artista Ilya Repin, foi estimado em US$ 8 mil.
Em um comunicado, a galeria informou que “A tela foi rasgada em três pontos na parte central do trabalho”, embora felizmente, segundo o comunicado, “a parte mais importante – a representação dos rostos e das mãos do czar e do tsarevich – não foram danificados”.
.
A polícia prendeu o homem de 37 anos acusado de danificar o quadro. Ele afirmou que atacou a pintura porque achava que era “historicamente imprecisa” e que tinha bebido doses de vodka em um café da galeria pouco antes de cometer o ato de vandalismo.
O quadro “Ivan, o Terrível” já havia sido vandalizado anteriormente, em 1913, por um iconógrafo mentalmente doente. Repin ainda estava vivo e trabalhou em sua restauração.
Desta vez, a galeria Tretyakov afirmou que reuniu os melhores restauradores da Rússia e que os cacos de vidro já foram extraídos da pintura. Ilya Repin (1844-1930) foi um pintor e escultor tido como um dos mais importantes do realismo russo.
👉Você GOSTOU dessa #CuriosArt? 🤔 Deixe sua OPINIÃO nos comentários! 😉 ⬇
⚠️ SALVE esse post se você gostou, COMPARTILHE e MARQUE seus amigos que amam Arte! 😍
💡 SIGA 👉@brazilartes para mais Vídeos, Obras exclusivas e Curiosidades da Arte! 🎨 🖼
Fontes: O globo; Agências internacionais. / Foto: Wikimedia Commons.