
Seu pai almejava vê-lo dando continuidade ao comércio da família, um empório de secos e molhados. Ao invés disso, Claude Monet tornou-se o precursor de um movimento artístico inovador e cujo nome, “Impressionismo”.
O tal nome começou a ser usado após uma crítica indelicada ao seu “Impressão, Sol Levante”, quadro exibido em 1872 em conjunto com obras de Renoir, Degas e Cézanne, todos amigos seus.
Apesar de ter nascido em Paris, em 1840, Oscar-Claude Monet cresceu na cidade portuária de Havre, onde travou seu primeiro contato com a pintura através de Eugène Boudin.
Ele foi fundamental para o crescimento artístico de Monet, pois além de repassar dicas especiais de pintura, também estimulou o jovem rapaz a trabalhar ao ar livre e sob a luz do sol, procedimento que seria fundamental no desenvolvimento de sua técnica e estilo.
Aos 19 anos Monet volta a viver em Paris, com o objetivo de estudar pintura. Apesar do desejo do pai de vê-lo na tradicional Escola de Belas Artes, opta por ingressar no Atelier Suisse, cuja postura mais livre combinava com sua personalidade.
E você já ouviu falar em algum momento da sua vida sobre Monet? Conta aqui nos comentários o que você já escutou desse grande mestre da pintura!
Fontes e Fotos: Giverny Vernon, ArtCyclopedia, The Artchive, TCI Art.. / Wikimedia Commons, Google Arts.