
Decorridos 503 anos de sua morte, Leonardo da Vinci continua a ser a maior celebridade de todos os tempos na história da arte.
Tipo raro de artista, de aguçada curiosidade e que trafegava por diversas áreas do conhecimento, ainda criança já mostrava talento para o desenho e a pintura.
Nascido em 1452, em Vinci, uma pequena aldeia bem próxima a Florença, Leonardo era o filho ilegítimo de uma camponesa chamada Caterina com o rico tabelião florentino Piero.
Por falta de sobrenome paterno, Da Vinci (algo como “da cidade de Vinci”) celebrizou para sempre o local onde nasceu e cresceu.
Aos 16 anos tornou-se aprendiz do escultor, pintor e ourives Andrea de Verrocchio, seu primeiro mestre. Pouco tempo depois, com apenas 20 anos de idade, ingressou na Corporação dos Pintores de Florença.
Ele passou então a desfrutar de certa independência artística, atendendo a encomendas e interagindo com diversos entusiastas da região.
Da Vinci, sem se dar conta, estava moldando o seu pensamento renascentista através de seus estudos em matemática, física, astronomia, engenharia, artes e ciências.
Fontes e Fotos: Museu Da Vinci, Louvre e Galeria Uffizi. / Wikimedia Commons, Google Arts.