


Uma tela que pode ter vários significados, mas um dos mais profundos é como a pintura pode representar o abandono da sociedade perante aqueles que erram.
Na pintura temos Ícaro se afogando após sua queda, quase imperceptível. Em primeiro plano temos o camponês empurrando o arado, alheio aos acontecimentos.
Em seguida, um pastor contempla o céu, talvez acompanhando a queda do jovem Ícaro. No plano intermediário, um navio avança em sua jornada, sem notar a queda de Ícaro.
Todos não se importam com o jovem se afogando, continuam vivendo suas vidas sem prestar ajuda. Uma representação da apatia da sociedade diante daquele que erra por vaidade. Já que Ícaro caiu dos céus após acreditar conseguir deixar Creta voando.
O melhor que essa pintura de 1558, de Pieter Bruegel, o Velho, ainda pode representar um grande costume em nossa sociedade atual. A cultura do cancelamento. Mas o que vocês acham sobre isso?
.
👉Você GOSTOU dessa #CuriosArt? 🤔 Deixe sua OPINIÃO nos comentários! 😉 ⬇
⚠️ SALVE esse post se você gostou, COMPARTILHE e MARQUE seus amigos que amam Arte!
👉 SIGA @brazilartes para mais Vídeos, Obras exclusivas e Curiosidades do mundo artístico! 🎨 🖼
Fontes e Fotos: Livro – As Melhores Histórias da Arte: Deus, Pecado e Paixão, por João Ricaldes / Wikimedia Commons, Google Arts.