
O surgimento do holandês que marcou a história do mundo moderno como um dos exemplos mais notórios do artista maldito, gênio desajustado ou melhor dizendo, do homem incompreendido por seu tempo, é algo extremamente peculiar.
Van Gogh foi tratado a maior parte da sua vida como louco, ficou várias vezes exposto à fome, à solidão e ao frio. Mas atualmente é considerado um dos maiores mestres da pintura universal.
Vincent Willem van Gogh nasceu em 30 de março de 1853, em uma pequena aldeia de Groot-Zundert, na Holanda. O irmão mais velho, que também foi batizado como Vincent, nasceu um ano antes, 1852, igualmente em 30 de março, mas acabou falecendo com apenas seis meses de idade.
Assim, a criança recém-nascida vinha ao mundo com a responsabilidade de ocupar o lugar que o destino roubara ao primogênito. Por isso, van Gogh foi obrigado a abandonar cedo a escola, para ajudar no sustento da família.
Filho de um pastor protestante, conseguiu aos 15 anos o emprego de empacotador e despachante de livros na cidade de Haia, numa filial da prestigiada galeria Goupil, de Paris. Ali, manteve seus primeiros contatos com a arte e com artistas.
Nos próximos posts vamos te contar muito mais sobre essa jornada de desilusões e conflitos que transformaram um jovem comum, em um dos maiores artistas da história da humanidade.
Enquanto isso, me conta aqui nos comentários: O que você sabe sobre a vida do Van Gogh? vamos compartilhar conhecimento!
Fontes e Fotos: Museu Van Gogh, Van Gogh Gallery / Wikimedia Commons, Google Arts.