Use o cupom "NEW" e Ganhe até 20% OFF em todas as Artes!

Henri Matisse: Escândalo, controvérsia, novas influências, Nice, Riviera Francesa e o refúgio

Devido ao escândalo e a controvérsia perante sua participação no Salão de Outono de 1905 em Paris, Matisse teve seu nome divulgado na boca do povo, o que de certa forma acabou aproximando o pintor com marchands mais esclarecidos e das vanguardas estéticas de seu tempo.

O artista passou a vender um quadro atrás do outro e a fazer viagens pela Europa, África e Ásia, onde manteve contato com novas influências que se refletiram em seu trabalho, desde a tapeçaria oriental aos arabescos da arte islâmica.

Mas foi na luminosa cidade de Nice, na Riviera Francesa, com suas construções brancas e o mar azul do Mediterrâneo ao fundo, que Henri Matisse encontrou seu principal refúgio.

Distanciado cada vez mais dos arroubos fauvistas, o artista buscava a harmonia e a paz de espírito. “Sonho com uma arte do equilíbrio, pureza e serenidade, isenta de temas inquietantes e perturbadores”, dizia. “Quero que minha arte seja como uma boa poltrona em que se descansa o corpo cansado”.

Fontes e Fotos: Museu Matisse, Masp, Henri Matisse Art Gallery, WebMuseum e ArtCyclopedia. / Wikimedia Commons, Google Arts.

Henri Matisse: Esteticista da simplicidade e da cor, contrariando os conservadores, bestas selvagens e a origem do fauvismo
Henri Matisse: Complicações na saúde, cadeira de rodas, técnica excepcional, recluso e a plenitude da simplicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =

Fechar Carrinho de Compras
Fechar Favoritos
Obras vistas Recentemente Close
Fechar

Fechar
Menu da Galeria
Categorias
Chamar no WhatsApp!!
Estamos online! Como podemos te ajudar?
Brazil Artes • Galeria tá ONline!!!
Olá, estou online e com Descontão Especial para você 🤗
No caso de dúvidas, clique no botão abaixo para ser atendido! 🥰