Use o cupom "NEW" e Ganhe até 20% OFF em todas as Artes!

Henri Matisse: Esteticista da simplicidade e da cor, contrariando os conservadores, bestas selvagens e a origem do fauvismo

No começo, tudo parecia ir bem. Matisse teve quatro obras expostas no Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes e foi convidado para ser membro associado da entidade.

Contudo, seu flerte inicial com a estética impressionista contrariou as expectativas da parcela mais conservadora da crítica e ele passou a encontrar dificuldades em divulgar seu trabalho.

A situação se radicalizou quando participou do célebre Salão de Outono de 1905, em Paris, ao lado de Albert Marquet, Maurice Vlaminck e André Derain.

Eles rejeitavam a paleta suave dos impressionistas e aderiram às cores fortes e aos traços expressivos, próximos aos de Vincent van Gogh e Paul Gauguin. A crítica detestou e reagiu com violência.

Matisse e seus colegas foram então chamados de “fauves”, numa livre tradução, “bestas selvagens”. Daí surgiu o termo “fauvismo”, utilizado inicialmente de forma pejorativa, para definir o movimento, de duração efêmera.

Fontes e Fotos: Museu Matisse, Masp, Henri Matisse Art Gallery, WebMuseum e ArtCyclopedia. / Wikimedia Commons, Google Arts.

Henri Matisse: Estudante de Direito, crise de apendicite, último dia do ano, abandono e Louvre
Henri Matisse: Escândalo, controvérsia, novas influências, Nice, Riviera Francesa e o refúgio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − três =

Fechar Carrinho de Compras
Fechar Favoritos
Obras vistas Recentemente Close
Fechar

Fechar
Menu da Galeria
Categorias
Chamar no WhatsApp!!
Estamos online! Como podemos te ajudar?
Brazil Artes • Galeria tá ONline!!!
Olá, estou online e com Descontão Especial para você 🤗
No caso de dúvidas, clique no botão abaixo para ser atendido! 🥰