Use o cupom "NEW" e Ganhe até 20% OFF em todas as Artes!

Henri Matisse: Estudante de Direito, crise de apendicite, último dia do ano, abandono e Louvre

Aos 19 anos de idade, um estudante de Direito em Paris, chamado Henri Matisse dividia seu tempo entre o trabalho vespertino de escriturário em uma firma de advocacia e, pela manhã, as aulas em uma escola de desenho.

Foi quando uma crise de apendicite o deixou um longo tempo preso à cama e assim, afastado do trabalho burocrático, começou a se dedicar com mais afinco à pintura. “Antes, o cotidiano me aborrecia. Ao pintar, passei a sentir-me gloriosamente livre e tranqüilo”, ele dizia.

Henri Emile Bernoit Matisse nasceu no último dia do ano de 1869, em Le Cateau, no norte da França. Era filho de um farmacêutico e comerciante de grãos, que sonhava em fazer do filho um próspero advogado.

Contudo, Matisse preferiu abandonar a carreira jurídica e dedicar-se integralmente à pintura. Enquanto frequentava como ouvinte a Escola de Belas-Artes, em Paris e ia ao Louvre para copiar os quadros de grandes mestres ali expostos.

Fontes e Fotos: Museu Matisse, Masp, Henri Matisse Art Gallery, WebMuseum e ArtCyclopedia. / Wikimedia Commons, Google Arts.

Velázquez: Existência tranquila, corte real, matrimônio, produção artística limitada e morte
Henri Matisse: Esteticista da simplicidade e da cor, contrariando os conservadores, bestas selvagens e a origem do fauvismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − catorze =

Fechar Carrinho de Compras
Fechar Favoritos
Obras vistas Recentemente Close
Fechar

Fechar
Menu da Galeria
Categorias
Chamar no WhatsApp!!
Estamos online! Como podemos te ajudar?
Brazil Artes • Galeria tá ONline!!!
Olá, estou online e com Descontão Especial para você 🤗
No caso de dúvidas, clique no botão abaixo para ser atendido! 🥰