Use o cupom "NEW" e Ganhe até 20% OFF em todas as Artes!

Van Gogh: Os preciosos últimos anos de vida do glorioso pós-impressionista

Foi na pequena e ensolarada aldeia francesa de Arles que a pintura de Vincent van Gogh encontrou o cenário ideal para dar o grande salto artístico, a partir de 1888, apenas dois anos antes de sua morte.

As cores – sobretudo o amarelo – explodiram com intensidade nas telas, mas o deslumbramento e a obsessão pelo trabalho minaram-lhe a saúde física e mental.

Em Arles, pintou cerca de 200 quadros e fez 100 desenhos. Ficou esgotado e foi internado em um asilo, após uma série de colapsos nervosos.

Em um deles, investiu contra o colega Paul Gauguin, munido com uma navalha. Terminou por decepar a própria orelha, que presenteou a uma garota de programa.

Em meados de 1890, aos 37 anos, viajou para a cidade francesa de Auvers-sur-Oise, para tentar descansar e recuperar a saúde. O médico recomendou-lhe a pintura como terapia.

No dia 27 de julho, saiu em direção a um trigal, igual a tantos outros que já pintou. Mas não levava telas e pincéis, e sim uma pist**la.

Voltou a arm** contra o próprio peito e apertou o gatilh**. Não resistiu ao ferimento. Morreu por volta de uma e meia da manhã do dia 29 de julho, aos 37 anos, na cidade de Auvers-sur-Oise, na França, em 1890.

No início daquele ano, surgiu uma boa notícia: finalmente um trabalho seu, o quadro “A videira vermelha”, encontrou um comprador.

Fontes e Fotos: Museu Van Gogh, Van Gogh Gallery / Wikimedia Commons, Google Arts.

Van Gogh: Juventude, mulheres e sua inquietação existencial
Paul Cézanne: O pai da arte moderna que foi reprovado na Escola de Belas Artes e rejeitado pelo Salão Oficial de Paris

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 − 3 =

Fechar Carrinho de Compras
Fechar Favoritos
Obras vistas Recentemente Close
Fechar

Fechar
Menu da Galeria
Categorias
Chamar no WhatsApp!!
Estamos online! Como podemos te ajudar?
Brazil Artes • Galeria tá ONline!!!
Olá, posso te auxiliar? 🤗
Estou online e com Descontão Especial para você 🥰
Clique no botão abaixo para ser atendido!